Uma supermoto, com mais de 200bhp, fabricada pela QJMotor em união com a MVAgusta. Confira todos os detalhes!
Entenda a novidade
A QJ Motor está finalizando uma nova superesportiva de quatro cilindros, que vai entrar em produção em breve. Essa moto é fruto da colaboração com a MV Agusta. A parceria entre a QJ Motor, uma marca do Grupo Qianjiang, e a MV Agusta não é surpresa, já que as duas empresas são parceiras.
A competição entre as montadoras de motos na China está pegando fogo, e a moda agora é voltar para as superesportivas de 1000 cm³. Além da CFMoto, que já está trabalhando em uma moto semelhante com a ajuda da KTM, agora a QJ Motor entra na jogada com um quatro cilindros em linha.
É importante lembrar que essa nova moto ainda está em fase final de produção e não há muitos detalhes sobre suas especificações, mas promete ser uma novidade e tanto para os apaixonados por motocicletas. Continue lendo que vamos te contar tudo o que já descobrimos sobre o assunto!
Detalhes da SRK 1000RR
A moto é conhecida como SRK 1000 RR, mas o que está dando o que falar é a possibilidade dela ter um motor MV Agusta e diversos recursos que remetem à F4 de Varese. Os elementos do braço oscilante unilateral, do tanque de gasolina e das quatro saídas de escape são bem parecidos com os da moto italiana, até mesmo as letras MV fundidas nos cárteres do motor estão presentes.
A parte da ciclística também parece seguir a F4 italiana, com uma estrutura de treliça tubular combinada com perfis de alumínio forjado e um monobraço oscilante, além de um monoamortecedor. A frenagem da SRK 1000 RR também parece ser incrível, com um sistema Brembo que inclui pinças monobloco de quatro pistões e um cilindro mestre radial.
Além disso, espera-se que o desempenho da nova moto seja semelhante ao da 1000 F4, com uma potência de 208 cv a 13.000 rpm e torque de 11,7 kgf.m a 11.000 rpm. A velocidade máxima pode chegar perto dos 300 km/h.
Uma inscrição “Race Replica” nas abas do spoiler dianteiro sugere que há planos para uma moto de corrida. Esse pode ser um indício de que a moto está sendo desenvolvida para entrar no campeonato mundial de Superbike. Vamos esperar para ver!
Design da SRK 1000RR
A moto 1000RR apresenta um estilo bastante semelhante aos modelos mais recentes da QJMotor, especialmente a 600RR que passou por uma renovação no ano passado. De fato, a 600RR e a 1000RR são muito parecidas em termos visuais, com destaque para a semelhança do nariz e faróis. Apesar dos winglets na carenagem da 1000RR serem maiores que os da 600RR, é evidente que ambos os modelos pertencem à mesma família. É importante notar que assim como a superbike, a 600RR também possui componentes mecânicos italianos, uma vez que sua origem remonta à Benelli TNT600i, cujo desenvolvimento ocorreu antes da aquisição da Benelli pela Qianjiang em 2005.
Observando mais detalhadamente a 1000RR, é possível perceber mais influências da MV Agusta. Embora o tanque seja novo, ele tem o mesmo formato da Brutale 1000 para acomodar a mesma caixa de ar. O quadro, o motor quatro em linha e o braço oscilante de um lado são bem características da MVAgusta, bem como os quatro tubos de escape que também são retirados da Brutale. A única parte mecânica que parece diferente é o garfo, que aparenta ser uma unidade Marzocchi fabricada na China. Essa possibilidade faz sentido, já que no começo do ano passado, a Marzocchi fechou uma parceria com a Qianjiang para construir instalações de produção chinesas em Zhejiang.
Mas, vale lembrar mais uma vez que ainda não há uma confirmação oficial sobre essas características e que tudo deve ser confirmado quando a moto estiver pronta para produção.
O lançamento ainda é uma dúvida?
A SRK 1000RR é uma boa demonstração de como a parceria entre a MVAgusta e Qianjiang pode dar certo futuramente. Enquanto a MVAgusta oferece uma engenharia incrível a Qianjiang possibilita que a produção em massa seja mais acessível.
Ainda mais interessante é que a Pierer Mobility AG, empresa austríaca controladora da KTM, Husqvarna e GasGas, adquiriu recentemente uma participação de mais de 25% da MV Agusta. Há rumores de que esta seja apenas a primeira etapa para a compra total da marca italiana.
Hoje a KTM é responsável pela distribuição global das motocicletas MVAgusta. No entanto, é importante destacar que a KTM já possui uma estreita relação com a CFMoto, também chinesa, o que pode gerar conflitos nos planos de cooperação entre a MV Agusta e a Qianjiang e a possível produção em massa da 1000RR.
Porém, é cedo para afirmar que a 1000RR será de fato comercializada. Tudo o que sabemos veio das imagens do protótipo vazadas nas redes sociais chinesas no final de 2022. Então, precisamos esperar as montadores se pronunciarem!
E aí, curtiu essa possível novidade? Deixe seu comentário com suas sugestões de conteúdos e não se esqueça de ficar de olho aqui no NovasMotos para se manter sempre atualizado!