Recentemente, a Honda resolveu agitar o mercado de motos trail com o lançamento de um novo conceito ousado: a Sahara 300, apelidada pela marca de “mini Africa Twin”. Ela foi apresentada junto com a nova geração da trail XRE Sahara 300, que chega em 3 versões ao mercado em janeiro de 2024.
A ideia da Honda foi mostrar que a plataforma da nova Sahara 300 tem potencial para derivar uma moto ainda mais radical e aventureira. Mesclando o estilo da Africa Twin 1100 com o tamanho compacto da Sahara 300, a marca criou um protótipo que traz uma cara retrô trabalhada especialmente para os fãs de trilhas.
Novo motor da Sahara 300 rende 25 cv com câmbio de 6 marchas
A base para a criação desse conceito é a mecânica da nova geração da XRE Sahara 300. Ela utiliza um motor monocilíndrico de 293,5 cc refrigerado a líquido, o mesmo que equipa a roadster CB 300F Twister.
Porém, para deixar a ergonomia mais adequada a uma trail, a Honda fez ajustes que resultaram em mais potência e torque. No modelo Trail, o propulsor rende 25,2 cv de potência máxima e 2,74 kgf.m de torque, gerenciados por um câmbio de 6 velocidades.
O conjunto ainda conta com embreagem deslizante com assistente, para facilitar o uso em baixas rotações, tão importante para encarar trilhas.
Leia também:
- A caçula da Honda chega com tudo para derrubar a Royal Enfield
- Sahara x Lander: a nova geração da Honda está à altura da lenda Yamaha?
- Lançamento da Honda XRE 300 Sahara em Novembro
- Nova XRE 300 tem como inspiração a antiga Sahara 350 – Confira todos os detalhes!
Visual remete à primeira NX 350 Sahara
Se a parte técnica da nova Sahara 300 já impressiona para a categoria, o conceito visual ficou ainda mais ousado. Batizado internamente de “mini Africa Twin”, ele reinterpreta elementos estéticos clássicos da marca.
As cores vermelha, branca e azul fazem uma clara referência à primeira geração da NX 350 Sahara, lançada na década de 1980. Já para os detalhes, a Honda se inspirou na atual CRF 1100 Africa Twin.
O resultado é uma pequena trail de linha retrô, com aidetas protetoras no tanque e laterais do mesmo tipo da grande aventureira. Para complementar, a Sahara 300 conceito ganhou rodas raiadas em tom dourado e três baús com acabamento branco.
Painel digital e rodas com pneus sem câmara
Mesmo sendo um protótipo radical, a “mini Africa Twin” não abre mão da tecnologia. Ela incorpora o moderno painel digital blackout da nova Sahara 300, que fornece velocidade, rpm do motor e demais informações de forma simples para o piloto.
Além disso, a conceitual conta com rodas raiadas calçadas com pneus Metzeler Karoo Street sem câmara. Eles garantem melhor resposta em situações off-road, apoiados em um balanceado conjunto de suspensão e freios derivado da CRF 250 Rally.
Leia também:
- Nova scooter da Yamaha promete o menor consumo da categoria
- Vale a pena comprar uma Yamaha XJ6 em 2023?
- Motociclistas em pânico: proibição de BMWs na Alemanha está próxima
- Nova custom para você se apaixonar: Conheça a Shineray inspirada na Harley
Sem previsão de chegar ao mercado
A Honda fez questão de deixar claro que o conceito da “mini Africa Twin” foi uma criação exclusiva para mostrar o potencial da nova plataforma da XRE Sahara 300. Portanto, não há previsão de produção em série desse modelo tão radical e retrô.
Por ora, os interessados na nova geração da trilheira terão 3 opções de série para escolher: Sahara 300 Standard, Rally e Adventure. Elas chegam em janeiro nas concessionárias da marca, com preços ainda não revelados.
Dessa forma, a Honda conseguiu mostrar uma grande novidade ao mercado ao mesmo tempo que brincou com referências de seu próprio portfólio. Resta esperar para ver se no futuro a ousadia da “mini Africa Twin” poderia virar realidade!