Terceira maior montadora de motocicletas do mundo, Bajaj entra na disputa pelo mercado brasileiro!
Você já conhece a Bajaj?
A história da Bajaj remonta há mais de 75 anos, quando foi fundada na Índia por Jamnalal Bajaj. Hoje em dia, a empresa é reconhecida como uma multinacional inovadora, sendo listada pela Forbes como uma das 100 empresas mais criativas do mundo.
Com um faturamento de US$ 4,13 bilhões, a Bajaj é atualmente a terceira maior fabricante de motocicletas do planeta, contando com quatro unidades fabris espalhadas pela Índia e uma capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades anuais.
Além disso, a empresa é líder mundial na produção de triciclos, popularmente conhecidos como “tuk-tuk´s”. A Bajaj exporta suas motocicletas para mais de 79 países, sendo a marca líder de vendas em 17 mercados, incluindo Colômbia, Nigéria, Egito e Filipinas.
Com uma vasta experiência no mercado mundial das duas rodas, a Bajaj chega ao Brasil com parcerias com grandes fabricantes de motocicletas europeias, consolidando ainda mais sua presença no cenário global de fabricação de motos.
Bajaj no mercado brasileiro
Com a intenção de fazer história, a Bajaj optou por não estrear no Brasil através de um importador/distribuidor, mas sim através de uma subsidiária própria, mostrando o potencial de crescimento que a empresa enxerga no mercado brasileiro. “A decisão de estabelecer uma subsidiária é uma estratégia. Nós acreditamos no Brasil”, afirma Rakesh Sharma, Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited.
A Bajaj tem como objetivo movimentar o mercado de motocicletas brasileiro com uma nova geração de motos de baixa e média cilindradas, que combinam segurança, robustez, desempenho, tecnologia e conforto. Sua estreia no país será no segmento de maior volume do mercado, o das “streets”, que correspondem a 41% das vendas no acumulado de 2022.
Com um investimento significativo, que inclui a formação da rede de concessionárias, marketing e despesas operacionais, a Bajaj está pronta para conquistar rapidamente um espaço considerável no mercado nacional.
Para isso, a empresa já começa com produção local, utilizando uma planta industrial em Manaus-AM, na fábrica da Dafra, seguindo a estratégia de grandes marcas como Ducati e BMW, antes de construir sua própria fábrica em Manaus.
Onde estão localizadas as lojas da Bajaj no Brasil?
Inicialmente, a Bajaj já realizou a abertura de cinco lojas em São Paulo, marcando a entrada da gigante indiana no mercado brasileiro de motocicletas.
A linha de produtos inclui os modelos Dominar 160 , Dominar 200 e Dominar 400 , que estão disponíveis para compra em todas as lojas Bajaj (confira a lista completa de preços e detalhes das motos).
As primeiras cinco lojas da Bajaj no Brasil são: Marello em Santo André, Triple em Campinas e São Paulo, Veg em São Paulo, e Rota B em Jundiaí, todas no estado de São Paulo.
A empresa já está negociando a abertura de mais cinco lojas ainda este ano em outros estados, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Brasília.
A Bajaj tem planos ambiciosos de expansão no mercado brasileiro de motocicletas e espera consolidar sua posição como líder global do setor.
Abaixo estão os endereços e telefones das lojas Bajaj no Brasil:
- Marello: Atlântica, 421 – Vila Valparaíso Santo André / SP CEP 09060-000. Telefone: (11) 2325-9756, (11) 2325-9722. Site: https://www.marellomotos.com.br/. Instagram: @marellomotos.
- Triple: Rua Rei Salomão, 231 Loja B Jd Conceição. Distrito de Sousas – Campinas /SP CEP 13105-036. Site/Instagram: @triplebajaj.
- Triple: Santo Amaro, 2587 – Brooklin Paulista São Paulo / SP CEP 04.55. Telefone: (11) 51080796. Site/Instagram: @triplebajaj.
- Veg: Marques de São Vicente, 1930 Água Branca – São Paulo/SP CEP 01139-002. Telefone: (11) 3616-7070. Site/Instagram: @vegbajaj.
- Rota B: Nove de Julho, 380 Vila Virgínia – Jundiaí /SP CEP 13209-010. Telefone: (11) 4839-1647. Site/Instagram: @rotabajaj.
E aí, o que você achou da chegada da Bajaj no Brasil? Já está considerando ter um modelo da marca? Nos conte nos comentários!