Desde o início desta semana, a Prefeitura de São Paulo está implantando trechos adicionais de faixas exclusivas para motociclistas na cidade. Na Avenida Brigadeiro Faria Lima, as novas sinalizações delimitam o espaço entre a Avenida Pedroso de Moraes e a Rua Michel Milan, cobrindo uma extensão de 9,2 km em ambos os sentidos.
Na Zona Norte, a Avenida Zaki Narchi passa a contar com uma faixa dedicada aos motociclistas, estendendo-se entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Luiz Dumont Villares, abrangendo 3,6 km em ambos os sentidos.
A expansão também inclui a Avenida Luiz Dumont Villares, que agora apresenta 5 km de nova sinalização para motos em ambos os sentidos, desde a Avenida Zaki Narchi até a Rua Sevilha. Com essas adições, a cidade atinge um total de 60,7 km de Faixa Azul destinada aos motociclistas.
Faixa Azul para Motos em São Paulo
As próximas implementações estão agendadas para o dia 18 de dezembro, abrangendo a Avenida do Estado e a Avenida Jacu Pêssego, que inclui a Av. Nova Trabalhadores e Vice-Presidente. A Prefeitura estabeleceu a meta ambiciosa de implantar 200 km de Faixa Azul até o final de 2024.
Outros pontos relevantes incluem a estreia da primeira Faixa Azul na Avenida 23 de Maio em janeiro de 2022, que desde então foi expandida da Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha). Posteriormente, foram adicionados 17 km no eixo Bandeirantes-Afonso D’Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.
Entre setembro e outubro de 2023, o projeto cresceu no Corredor Norte-Sul, com 1,8 km entre as avenidas Prestes Maia e Tiradentes, além de 2,8 km que abrangeram as avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianápolis.
Em 6 de novembro, mais 6 km foram entregues nas avenidas Sumaré e Paulo VI, seguidos por 5,8 km nas avenidas das Nações Unidas e 4 km na Miguel Yunes.
A Faixa Azul, uma inovação destinada a reorganizar o compartilhamento de vias entre motociclistas, carros e ônibus, implica na reorganização das sinalizações e na delimitação de espaço exclusivo para motos.
Além da pintura no asfalto, as vias com Faixa Azul receberam sinalizações verticais, incluindo placas de início e término, orientação e atenção, além de faixas educativas. Importante destacar que, apesar de não ser obrigatória ou exclusiva, as motos são encorajadas a trafegar preferencialmente entre as faixas 1 e 2.
Por não estar contemplada no Código Nacional de Trânsito, a nova proposta de sinalização passou pela aprovação da Senatran para ser implementada de forma experimental. Dessa maneira, a novidade está atualmente em avaliação de desempenho e sujeita ao acompanhamento do órgão federal.
Importância da faixa azul
A implementação da Faixa Azul para motos se destaca como uma medida de significativa importância na busca pela melhoria da mobilidade urbana. Ao dedicar um espaço exclusivo para motociclistas, essa iniciativa não apenas visa reduzir os congestionamentos, mas também pretende oferecer uma alternativa mais eficiente e ágil para o deslocamento nas áreas urbanas.
A sinalização da Faixa Azul não é apenas uma marcação no asfalto; ela desempenha um papel crucial na conscientização dos condutores, promovendo um compartilhamento mais harmonioso das vias entre motocicletas, carros e ônibus. Ao delimitar claramente o espaço destinado às motos, a faixa contribui para a segurança viária, minimizando conflitos e proporcionando uma circulação mais fluida.
A extensão da Faixa Azul em diversos trechos da cidade não apenas amplia as opções de rotas para os motociclistas, mas também impulsiona a eficiência do transporte como um todo. Com a meta ambiciosa da Prefeitura de São Paulo em implantar 200 km de Faixa Azul até o final de 2024, a cidade se posiciona na vanguarda das iniciativas que visam transformar positivamente o cenário do trânsito.