Em um movimento empolgante que capturou a atenção de entusiastas de motocicletas em todo o mundo, a Honda lançou uma nova motocicleta de 160 cc no mercado internacional.
Batizada de forma adequada como SP160, essa novidade estrangeira não se trata apenas de praticidade urbana e eficiência de custos; ela introduz uma série de inovações estéticas que prometem revolucionar sua categoria.
A pergunta que todos estão fazendo: essa sensação internacional poderá abrir caminho para uma nova versão da adorada Honda CG 160 no Brasil? Acompanhe-nos enquanto exploramos o design distinto e as características cativantes dessa curiosa motocicleta!
Design Amplificado: Inspirado na SP125
A Honda apresenta ao mundo a SP160, uma motocicleta que vai muito além do convencional. Desde o primeiro olhar, fica evidente que a SP160 não é apenas mais uma moto – ela é uma declaração de inovação e engenharia avançada. Com um design que mescla inspiração e originalidade, a SP160 promete conquistar corações e mentes dos amantes de duas rodas.
A Honda SP160 ostenta um design ampliado, buscando inspiração em sua irmã menor, a SP125. O destaque fica por conta do farol de LED, que guarda uma notável semelhança com seu irmão mais jovem.
Acrescentando ao seu charme, o design único da lanterna traseira de LED distingue a SP160 da multidão. Vale ressaltar que a motocicleta de 160 cc exibe carenagens expansivas no tanque, tomando referências da renomada Honda CG 160 Titan popular no Brasil.
Painel de Ponta e Engenharia Compartilhada
O painel da motocicleta é uma obra-prima de modernidade, apresentando uma tela LCD que exibe informações críticas, como velocímetro, conta-giros, indicador de marcha e consumo de combustível. A SP160 compartilha sua engenharia de plataforma com a Honda CB Unicorn 150, abrangendo elementos centrais como o motor e o chassi principal.
Desempenho Poderoso do Motor e Especificações Técnicas
Impulsionada por um motor monocilíndrico refrigerado a ar, com 162 cc, a SP160 gera impressionantes 13 cavalos de potência e um torque de 1,46 kgf.m. Ao compará-la com outros modelos, como a Honda XBlade, que também utiliza esse motor, a SP160 se destaca. No entanto, a série CG brasileira eleva a aposta com um motor de 162 cc, entregando robustos 15,1 cavalos de potência e 1,54 kgf.m de torque.
Suspensão Personalizada e Rodas
Uma característica marcante da SP160 está em seu sistema de suspensão. Enquanto a Honda CG 160 e a CB Unicorn 150 adotam uma suspensão traseira de duplo amortecimento, a SP160 incorpora garfos telescópicos e um monoamortecedor, meticulosamente projetados para harmonizar com suas rodas de 17 polegadas. Em comparação, a Unicorn ostenta rodas maiores de 18 polegadas.
Ficha Técnica da Honda SP160
Embora a ficha técnica oficial ainda não tenha sido divulgada, já conseguimos deduzir algumas especificações técnicas de acordo com o que foi divulgado pela marca, como:
Motor:
- Tipo: Monocilíndrico, refrigerado a ar
- Capacidade do motor: 162 cc
- Potência máxima: 13 cv a rpm
- Torque máximo: 1,46 kgf.m a rpm
Transmissão:
- Tipo: 5 velocidades
- Embreagem: Multidisco, úmida
Chassi:
- Tipo: Diamante
- Suspensão dianteira: Garfo telescópico
- Suspensão traseira: Monoamortecedor
Freios:
- Freio dianteiro: Disco único de mm
- Freio traseiro: Disco único de mm
- Sistema de freios: ABS de canal único
Rodas e Pneus:
- Roda dianteira: 17 polegadas
- Roda traseira: 17 polegadas
- Pneu dianteiro: 80/100-17
- Pneu traseiro: 130/70-17
Preços e Cenário Competitivo
A Honda oferece a SP160 em duas variantes, ambas equipadas com um freio a disco dianteiro de 276 mm e ABS de canal único como padrão. A variante com freio a disco na frente e freio a tambor traseiro de 130 mm parte de acessíveis 118.000 rúpias indianas, o que equivale aproximadamente a menos de R$ 7.000 através de conversão direta.
Por outro lado, a variante Deluxe, que apresenta um freio a disco traseiro de 220 mm, é comercializada por 122.000 rúpias indianas, cerca de mais de R$ 7.200.
No mercado internacional, a Honda SP160 enfrenta concorrentes formidáveis, incluindo populares motocicletas street, como a Yamaha FZ, Suzuki Gixxer, Pulsar P150 e TVS Apache RTR 160 2V.
Fotos da nova Honda SP160
Confira, logo abaixo, algumas imagens da nova moto da Honda, a Honda SP160!