Confira como está sendo a chegada da nova Benelli Tornado 402 na China e quais foram as principais atualizações do modelo!
Finalmente, a China apresentou a nova Benelli Tornado 402, após muitos rumores sobre sua chegada. Recentemente, compartilhamos uma notícia informando que os chineses estavam trabalhando nesse projeto, e agora isso se concretizou.
Portanto, neste artigo iremos te mostrar todos os detalhes da nova Benelli, além de sua Ficha Técnica e uma comparação de todas as mudanças que ocorreram desde o modelo mais antigo. Confira!
Como é a nova Benelli Tornado 402 R?
Como falado anteriormente, acabaram de ser divulgados mais detalhes sobre a tão aguardada Benelli Tornado 402 R. Durante semanas, houve especulações sobre o retorno dos nomes Tornado e TNT à linha da Benelli, até que a marca do grupo Qianjiang registrou o design de uma nova moto esportiva de tamanho médio, chamada 402R.
Agora, finalmente, a Benelli revelou oficialmente a Tornado 402. Quando olhamos para a moto, visualmente não há grandes surpresas, pois as linhas já eram semelhantes às vistas nas imagens do registro de patente e também parecidas com a antiga 302.
No entanto, em termos técnicos, a moto apresenta algumas mudanças significativas. Agora ela possui um motor de dois cilindros em linha com 399 cm³ de capacidade, refrigerado a líquido, com 4 válvulas por cilindro e uma embreagem multidisco. Esse motor oferece uma potência máxima de 47,6 cv a 10.000 rpm e um torque máximo de 3,9 kgf.m a 8.000 rpm.
Mais detalhes da Tornado
A Benelli colocou grande ênfase em fornecer uma ciclística bem equipada para a Tornado 402. Ela conta com um garfo invertido da Marzocchi, um monobraço oscilante com um monoamortecedor central e dois discos dianteiros de 300 mm com pinças Nissin, além de ABS de canal duplo.
As rodas têm 17 polegadas e são calçadas com pneus Maxxis. O conjunto tem um peso declarado de 172 kg. Para atender aos padrões atuais, a moto também vem equipada com um moderno painel de instrumentos TFT e faróis de LED.
Embora a Benelli Tornado 402 tenha sido revelada apenas na China, não seria surpreendente se ela chegasse à Europa. Certamente, ela seria uma forte concorrente para a Honda CBR500R, a Kawasaki Ninja 400 e a nova CFMoto 450 SR.
Ficha Técnica da Benelli Tornado 402
Motor:
- Tipo: Bicilíndrico em linha
- Capacidade: 399 cm³
- Refrigeração: Líquida
- Válvulas por cilindro: 4
- Embreagem: Multidisco
Desempenho:
- Potência máxima: 47,6 cv a 10.000 rpm
- Torque máximo: 3,9 kgf.m a 8.000 rpm
Ciclística:
- Garfo dianteiro: Invertido Marzocchi
- Monoamortecedor: Monobraço oscilante com monoamortecedor central
- Freios dianteiros: Dois discos de 300 mm com pinças Nissin
- Sistema de freios: ABS de canal duplo
- Rodas: 17 polegadas
- Pneus: Maxxis
Outros recursos:
- Painel de instrumentos: TFT (Thin Film Transistor)
- Faróis: LED
- Peso:
- Peso declarado: 172 kg
Principais diferenças entre a Tornado antiga e a nova versão
O modelo anterior da Benelli Tornado, a Benelli Tornado 302, apresentava algumas características bem diferentes em comparação com a nova versão, a Benelli Tornado 402. Vamos destacar agora algumas das principais diferenças entre os dois modelos:
Motor
A Benelli Tornado 302 contava com um motor de dois cilindros em linha de 300 cc, enquanto a Tornado 402 possui um motor bicilíndrico em linha de 399 cc. Isso resulta em uma capacidade de deslocamento maior e possivelmente um aumento na potência e no torque.
Potência
A Benelli Tornado 302 oferecia uma potência máxima de cerca de 36 cv, enquanto a Tornado 402 oferece uma potência máxima de 47,6 cv. Essa diferença de potência pode resultar em um desempenho mais vigoroso e ágil para a versão atualizada.
Design
Visualmente, a Benelli Tornado 402 manteve algumas das linhas vistas no modelo anterior, porém com algumas atualizações. Embora a estética geral possa ser semelhante, é possível que a Tornado 402 tenha detalhes mais refinados e um aspecto mais moderno.
Ciclística
A nova Benelli Tornado 402 recebeu melhorias em sua ciclística. Ela conta com um garfo invertido Marzocchi, um monobraço oscilante com monoamortecedor central e freios dianteiros com discos de 300 mm mordidos por pinças Nissin. Essas atualizações podem resultar em uma experiência de pilotagem mais estável e um melhor controle da moto.
Recursos adicionais
A Benelli Tornado 402 traz recursos extras em comparação com a versão anterior. Ela possui um painel de instrumentos TFT e faróis de LED, que oferecem maior visibilidade e informações mais claras para o piloto.
E você, o que achou dessa novidade? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!