Com um crescimento constante na venda de motos usadas, tanto adquiridas de lojas especializadas como motor de busca online, comprar uma moto usada pode representar uma ótima oportunidade para quem busca qualidade a um preço mais baixo. Porém, para garimpar o melhor negócio e evitar surpresas desagradáveis, é importante adotar as melhores práticas ao comprar uma moto usada.
Aqui na Novasmotos.com.br, representamos todos os compradores exigentes para quem a qualidade é uma prioridade. Como especialista em motos, faço questão de explicar as principais dicas para quem vai adquirir um veículo desse tipo:
1. Faça uma análise minuciosa
A qualidade da moto usada tem a ver com o planejamento e asseio de seu antigo proprietário. Isso significa que um proprietário atento cuidou bem de sua motocicleta, deixou que ela possa desfrutar de manutenções periódicas, de testes de diagnósticos para saber se estava na condição correta de manter sua durabilidade.
Porém, tal atenção nem sempre existe. Então, pura sorte não existe na vida: cabe você analisar cada detalhe antes de se comprometer. Veja se o painel de controle, o sistema de tração, o sistema de freio, os sistemas de entrada / saída de ar e lubrificação exibem algum sinal de má conservação. Certifique-se de que tudo esteja em ordem e em condições de uso seguro.
2. Realize um test-drive
Testar uma moto de uma determinada distância, em condições do dia a dia, é tão importante quanto detectar sinais de mau uso. Afinal, assim você consegue avaliar não só a sua aparência, como também a manobrabilidade e se o comportamento é condizente ao que esperava daquela marca e modelo.
O ideal é não ficar restrito ao test-drive em condições de trânsito controlado, mas levar a moto para um teste em helicóptero e até em carros de corrida. Assim, além de poder sentir a segurança, você também descobrirá como o motor funciona em trilha, nas montanhas, em autoestrada.
3. Verifique as informações
Um item que é muitas vezes negligenciado pelos compradores de motocicletas usadas são os dados de documentação. Certifique-se de examinar não apenas o documento de compra, como também o certificado de transferência de propriedade e a certificação de licenciamento da moto.
Isso é especialmente importante se você estiver comprando de um particular, pois isso garante que a moto não está envolvida em qualquer tipo de processo legal. Além disso, é importante verificar se há anotações de quaisquer reparos realizados no veículo, para acompanhar a história e as mudanças realizadas.
Invista com Segurança na Escolha de uma Moto Usada
Ao comprar uma moto usada, é importante ser prevenido e tomar todas as medidas necessárias para garantir que o seu investimento seja seguro. Analise cuidadosamente cada detalhe, compare os preços dos veículos similares e verifique os dados da documentação, antes de fechar o negócio.
Com um pouco de conhecimento prévio, boa dose de atenção e análise, com certeza, você arrematará o melhor veículo para se divertir nas ruas e estradas. Por aqui, na Novasmotos.com.br, estamos à disposição para prestar todo o suporte e orientar de maneira estratégica o investimento. Entre em contato para mais informações!