Hoje trazemos um alerta os motociclistas brasileiros para a adoção de diversos hábitos seguros no trânsito que ajudem a prevenir multas. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para que você possa curtir suas aventuras de moto e se manter longe das aborrecimentos que as multas de radar de velocidade podem trazer.
Entenda como o Radar de Velocidade Funciona
Antes de investir em alguma atitude para evitar as contravenções é fundamental que você compreenda como o radar de velocidade funciona. Funciona basicamente com a tecnologia de velocímetro Doppler, ou seja, o sinal do radar e o eco da onda eletromagnética, é recebido do veículo e devolvido ao aparelho. Assim a velocidade pode ser medida. Funciona assim geralmente em três tipos de radares: fixos, móveis e portáteis. De acordo com nosso código de trânsito no artigo 218,
Infração – média; (Redação dada pela Lei nº 11.334, de 2006)
Penalidade – multa; (Redação dada pela Lei nº 11.334, de 2006)
Infração – grave; (Redação dada pela Lei nº 11.334, de 2006)
Penalidade – multa; (Redação dada pela Lei nº 11.334, de 2006)
Planeje as Viagens de Moto
Ter um bom planejamento para as suas viagens de moto é uma ótima maneira de sair do lugar A para o B sem ser multado. Se você tem conhecimento da quantidade de quilometros que serão percorridos e qual é a região, é importante que você calcule, com base na velocidade máxima permitida, quanto tempo será necessário para chegar ao destino.
Assim você não precisa se “enrolar” com a velocidade, não perde tempo, e ainda é mais seguro aproveitar o trânsito.
Uma boa moto para viagem: Honda NC 750 X 2024 -Aventureira Estilosa
Advirta-se das cidades que mais aplicam a fiscalização
Existem diversas cidades que são destacadas como as que mais aplicam a fiscalização. Se você não é da região, pode não conhecer esse cenário e não ter conhecimento sobre a existência de fiscalização nas estradas.
Investiga antecipadamente a região por onde fará a sua viagem e informe-se sobre os trechos mais propensos à fiscalização. Portanto, é importante que você se conscientize de quais trechos passa, quais pontos são fiscalizados com radares e o que é melhor para o seu destino.
Mantenha o controle sobre a velocidade
Estar de olho na velocidade é primordial para se manter longe das multas. Não apenas é importante que você mantenha o controle em estradas onde há radares, mas também dentro das cidades.
É recomendável que você previna-se não só da fiscalização, mas também do trânsito. O perigo de um acidente pode ser maior caso você ande acima da velocidade permitida.
Descomplique do Radares de Velocidade
Investir em equipamentos que estão preparados para lidar com a tecnologia dos radares é uma ótima forma de descomplicar a vida dos motociclistas. Existem modelos de aparelhos GPS que podem te oferecer infrações e avisar em segundos os locais onde o mesmo está sendo aplicado.
É importante realizar a busca de opiniões e selecionando um modelo que ofereça melhor custo-benefício.
Segurança e Diversão
Juntar segurança e diversão não é uma tarefa simples, especialmente para motociclistas. O controle de velocidade no trânsito ajuda o cidadão a não ser multado. Assim, manter-se longe das aborrecimentos que as multas de radar de velocidade podem trazer, compreender como o radar de velocidade funciona, planejar as viagens de moto, realizar investigações a respeito da existência de fiscalizações nas estradas e investir em equipamentos que estão preparados paracom a tecnologia dos radares são ótimas dicas que o William Martins, especialista em motos do site novasmotos.com.br, traz para os motociclistas brasileiros para que possam desfrutar dos prazeres da aventura de moto sem ser prejudicados.
Fonte do Artigo: Código de trânsito Brasileiro