A tradicional montadora bávara surpreendeu o mundo das motos ao revelar sua mais nova integrante da família Motorrad. Trata-se da inédita BMW R12, uma moderna e compacta cruiser desenvolvida para encantar tanto amantes do estilo retrô quanto aqueles que buscam o que há de mais moderno em duas rodas.
Motor que faz história
Seguindo a linha evolutiva da fabricante, a R12 é equipada com o lendário motor Boxer bicilíndrico, dessa vez em sua configuração de 1.170cc. O propulsor, responsável por marcar época em diversos modelos clássicos da BMW, passou por refinamentos e agora entrega 95cv de potência com torque abundante já a partir dos giros mais baixos.
Além da icônica disposição horizontal, o motor da R12 chama atenção pelo visual retrô, ressaltado pelo acabamento todo preto. Outro grande destaque fica por conta do novo sistema de escape twin pipe, com saídas estilizadas que reforçam o ar nostálgico da moto.
Leia também:
- Motociclistas em pânico: proibição de BMWs na Alemanha está próxima
- A caçula da Honda chega com tudo para derrubar a Royal Enfield
- Uma moto de 300cc da para fazer uma viagem de 2000km ?
Chassi leve e ágil
A R12 inaugura um novo chassi tubular desenvolvido pelos engenheiros bávaros especificamente para a novata cruiser. O resultado é uma estrutura ágil, leve e elegante, combinando com as linhas fluidas que caracterizam o modelo.
Com quadro auxiliar traseiro parafusado e balanças tradicionais, a BMW promete uma experiência de pilotagem intuitiva e cheia de estilo.
Inédito em uma cruiser da marca, a BMW R12 conta com dois modos de pilotagem, batizados de Rock e Roll. No primeiro a entrega de potência é mais linear, tornando a condução mais tranquila para rodar na cidade ou em estradas sinuosas.
Já o modo Roll destrava toda a performance do motor, ideal para curtir acelerações mais vibrante em retas e ultrapassagem.
Mesmo apostando no visual nostálgico, a R12 está longe de ser ultrapassada quando o assunto é tecnologia. Itens como ABS, controle de tração e painel TFT de última geração garantem segurança e conectividade para a nova BMW.
O pacote eletrônico é completado por faróis e lanternas em LED, tomada USB e conectividade Bluetooth.
Leia também:
- Nova XRE 300 Sahara já está disponível no site da Honda
- Sahara x Lander: a nova geração da Honda está à altura da lenda Yamaha?
- Fazer 250 impressiona e supera a Honda CB 300F em 2023!
Cruiser leve e moderna
Com visual stripped down, a nova BMW R12 se destaca pelo visual limpo e atraente. As linhas arrojadas combinam perfeitamente com o tanque estilizado e o para-lamas dianteiro baixo, típicos do estilo cruiser.
A ergonomia é outro ponto alto, com o assento fino posicionado a apenas 754mm do solo e manoplas montadas sobre uma guidão largo e alto.
Mesmo seguindo a linha cruiser, a R12 se mostra uma moto fácil de pilotar e manobrar. Isso porque a BMW conseguiu manter o peso da novata em apenas 227kg. Número excelente para a categoria e que promete uma condução bastante ágil.
A clássica cor preta com detalhes brancos remete imediatamente às lendárias motos da marca nas primeiras décadas do século passado. Mas para aqueles que buscam um visual mais próprio, a R12 está disponível também nas combinações vermelho/branco e prata/preto. As versões ainda permitem duas opções de rodas, com raios ou em liga leve.
Chega à Europa em 2024
A nova BMW R12 teve seus primeiros detalhes revelados no último Salão Duas Rodas de Milão, para delírio dos fãs da marca. As primeiras unidades começam a ser entregues ao mercado europeu já no ano que vem, com preços a partir de 15.900 euros.
Ainda não há confirmação de chegada da novata ao Brasil, mas certamente os solicitantes de importação já devem estar de olho nessa moderna cruiser alemã.
Com a R12, a BMW mostra mais uma vez sua maestria em unir tradição e modernidade, criando uma moto que transita entre passado e futuro com total desenvoltura. Resta aguardar quando a fábrica trará a novata ao país, para alegria dos motociclistas nacionais amantes do estilo cruiser.