Desempenho e tecnologia em ascensão com novo design e aumento de potência do motor da BMW S1000 RR 2023. A chegada do modelo no mercado nacional é altamente aguardada!
Chegada oficial da BMW S 1000 RR 2023 no Brasil
Na última sexta-feira, dia 24 de março, a BMW S 1000 RR 2023 foi anunciada como a grande novidade para o mercado brasileiro. Embora o preço ainda não tenha sido divulgado, a esportiva já está pronta para desembarcar em terras nacionais, após passar por importantes alterações em seu design e desempenho.
Dentre as mudanças mais significativas, destacam-se melhorias no chassi e no motor, que agora conta com maior potência. Além disso, o modelo incorpora pequenas “asas” na carenagem, conhecidas como “winglets”, para otimizar ainda mais a aerodinâmica. A BMW S 1000 RR 2023 também apresenta novos sistemas de Brake Slide Assist e DTC Slide Control, que prometem elevar ainda mais o desempenho da esportiva.
Disponível em três cores para o mercado brasileiro – tricolor, vermelha e preta – a BMW S 1000 RR 2023 será oferecida em quatro versões, incluindo as M Package e M Carbon, além de duas variantes Premium. Todas as versões contam com o mesmo pacote eletrônico e corrente de transmissão especial M Endurance.
Vale lembrar que a BMW S 1000 RR foi originalmente lançada em 2002 e, para esta temporada, recebeu avanços significativos, que certamente agradarão aos entusiastas de motocicletas esportivas. O anúncio da chegada da nova versão ao mercado brasileiro é altamente aguardado pelos fãs da marca.
Motor da BMW S 1000 RR 2023
Na mais recente atualização da S 1000 RR, a lendária motocicleta da BMW, o motor de 4 cilindros e 999 cc de cilindrada recebeu importantes aprimoramentos. A potência máxima agora chega a 210 cavalos a 13.750 rpm, três cavalos a mais que a versão 2022, enquanto o torque manteve-se nos 113 Nm máximos a 11.000 rpm. Segundo a fabricante, a faixa de rotação útil do motor agora é mais ampla e completa.
Em termos eletrônicos, a grande novidade são as funções “Brake Slide Assist” e “DTC Slide Control”. Esses sistemas utilizam sensores de ângulo que permitem ao piloto realizar derrapagens de roda traseira durante a frenagem e a aceleração, permitindo que o ABS e o controle de tração entrem em ação apenas em situações definidas.
Além disso, o chassi da S 1000 RR também evoluiu, com a principal meta de se tornar mais flexível. Para alcançar esse objetivo, o quadro recebeu diversas aberturas em suas laterais. Essas mudanças também incluíram o posicionamento do motor, que agora está mais inclinado para a frente, e uma nova posição de pilotagem.
Essas melhorias na S 1000 RR 2023 mostram a busca constante da BMW por inovação e aprimoramento, consolidando sua posição de destaque no segmento de motocicletas esportivas.
Design da BMW S 1000 RR 2023
Assim como a exclusiva M 1000 RR, a nova S 1000 RR agora apresenta as famosas “winglets” nas carenagens, as quais lembram pequenas asas que são tendência entre as motos esportivas atuais, incluindo as da MotoGP.
A BMW afirma que tais adições contribuem para deixar a roda dianteira mais estável no chão, principalmente durante acelerações.
Apesar de manter sua identidade, a carenagem da moto foi redesenhada, tanto na frente quanto na traseira. No mercado europeu, o modelo está disponível em três cores: vermelho, preto e tricolor (azul, branco e vermelho).
Ficha Técnica da BMW S 1000 RR 2023
Motor:
- Tipo: Tetracilíndrico
- Ciclos: 4 tempos
- Arrefecimento: Refrigeração líquida
- Válvulas: 4 por cilindro, feitas de titânio
- Cilindradas: 999 cc
- Potência máxima: 207 cavalos a 13.500 rpm
- Torque máximo: 11,5 kgf.m a 11.000 rpm
- Diâmetro: 80 mm
- Curso: 49,7 mm
- Taxa de compressão: 13,3:1
- Alimentação: Injeção eletrônica
Parte elétrica:
- Bateria: 12 V / 8 Ah
- Alternador: 450 W
Transmissão:
- Câmbio: 6 velocidades
- Embreagem: Multidisco banhado a óleo
- Transmissão secundária: Corrente 525 17/45
- Controle de tração: DTC
Chassi:
- Tipo: Dupla trave em alumínio fundido
Suspensão:
- Dianteira: Telescópica invertida, de 45 mm, afinação da expansão e compressão, afinação da pré-carga
- Traseira: Braço oscilante de alumínio, Full Floater Pro, afinação da expansão e compressão, afinação da pré-carga
Rodas:
- Pneu dianteiro: 120/70 mm
- Aro: 17 polegadas
- Pneu traseiro: 190/55 mm
- Aro: 17 polegadas
- Tipo de roda: Alumínio fundido
- Trail: 93,9 mm
Freios:
- Dianteiro: Disco duplo, 320 mm, Pinça 4 êmbolos
- Traseiro: Disco simples, 220 mm, Pinça Êmbolo simples
- Sistema de freio: ABS e ABS PRO
Dimensões:
- Altura: 1140 mm
- Comprimento: 2050 mm
- Largura: 826 mm
- Altura do banco: 815 mm
- Distância entre eixos: 1425 mm
- Tanque: 16,5 litros
- Peso: 197 kg
Fotos da BMW S 1000 RR 2023
Confira, logo abaixo, algumas imagens da nova BMW S 1000 RR 2023!