MV Agusta lançou modelos de motos trail inspirados no antigo rali Paris-Dakar em 2021, mas ainda existem algumas incertezas sobre a chegada desses modelos ao mercado.
Desafio antigo da MV Agusta continua a assombrar a marca
Durante vários anos, a MV Agusta, uma marca italiana de motocicletas, vem enfrentando um grande problema financeiro, o que se tornou ainda mais evidente após uma série de trocas de proprietários.
A empresa passou por um processo de aquisição que iniciou em 2000, quando a Proton comprou a marca, seguida pela Harley-Davidson em 2008, que vendeu para a Mercedes AMG em 2014 e, finalmente, para a Sardarov Family em 2017.
Essas transações levaram a MV Agusta a uma série de desafios de gestão e financeiros, resultando em atrasos na produção de novos modelos.
Desde então, a MV Agusta não lançou uma plataforma totalmente nova há algum tempo, mas recentemente apresentou a adventure Lucky Explorer 9.5 e a Lucky Explorer 5.5 no Salão de Milão EICMA de 2021, que tiveram pré-vendas bem-sucedidas. No entanto, a MV agora enfrenta desafios para construir e lançar esses modelos no mercado.
KTM pode ser uma grande ameaça para a MV Agusta
A entrada do grupo KTM no mercado de motocicletas adventure é uma grande ameaça para a MV Agusta, pois a marca austríaca é uma líder consolidada neste setor. A KTM já tem uma série de modelos bem-sucedidos em seu portfólio e está investindo pesadamente em pesquisa e desenvolvimento para novos modelos.
Além disso, a KTM tem uma presença global muito mais forte do que a MV Agusta, o que torna ainda mais difícil para a marca italiana competir.
No entanto, a MV Agusta ainda tem uma base leal de fãs que acreditam na qualidade e no design inovador de suas motocicletas. A empresa precisa encontrar uma forma de capitalizar esse ativo, melhorar sua gestão financeira e avançar em inovações de design para se manter competitiva no mercado global de motocicletas.
MV Agusta opta por não expandir para novo segmento
No mês de novembro, ocorreu a aquisição de 25,1% do capital da MV Agusta pelo grupo proprietário da KTM, a Pierer Mobility AG. O envolvimento do novo dono com a marca não se limita apenas à cadeia de suprimentos e distribuição, mas também engloba certas estratégias de desenvolvimento de produtos.
De acordo com o diretor administrativo da Pierer Mobility AG, Stefan Pierer, o primeiro passo é trabalhar em conjunto nos modelos de produção atuais e, após a conclusão desse processo, assumir a distribuição mundial. No entanto, a colaboração pode encontrar obstáculos quando se trata de desenvolver novas estratégias de produtos.
Pierer expressou sua opinião de que o projeto das big trail Lucky Explorer não faz sentido para a marca, tendo em vista que o mercado de motos aventureiras é um segmento difícil e altamente competitivo. Ele acredita que “ninguém espera por um modelo desses da MV Agusta”.
Essa declaração do diretor administrativo sugere que a MV Agusta pode optar por não expandir sua linha de produtos para o segmento de motos aventureiras, em vez de investir em algo que pode ser considerado fora de sua área de expertise.
Será que as motos MV Agusta Lucky Strike serão lançadas algum dia?
A MV Agusta, uma das mais tradicionais marcas de motocicletas do mundo, tem enfrentado dificuldades financeiras nos últimos anos. Mas agora, após um processo que se iniciou em 2017, quando o Black Ocean Group adquiriu uma participação de 49% da empresa, finalmente anunciou que conseguiu quitar todas as suas dívidas desde 31 de janeiro de 2023.
Essa notícia é uma excelente notícia para os entusiastas da marca, pois significa que as motocicletas da MV Agusta estarão prontamente disponíveis em concessionárias de todo o mundo.
Vale lembrar que a escassez de peças, em decorrência da pandemia, já havia afetado a chegada das novidades Lucky Explorer 9.5 e 5.5. No entanto, com o mercado voltando a todo vapor e o suporte financeiro da KTM, ainda não é possível afirmar com precisão quando ambas as motos estarão disponíveis para produção em série.
Para Timur Sardarov, CEO da MV Agusta, a notícia do pagamento de todas as dívidas é motivo de grande satisfação e um passo importante para a recuperação da empresa.
Agora, com a casa em ordem, a marca italiana de motocicletas pode se concentrar em sua paixão por criar motos de alto desempenho e design exclusivo, e em continuar a impressionar seus clientes em todo o mundo.