A KTM poderá lançar uma big trail com câmbio semiautomático, algo similar com a Africa Twin. A montadora já fez até o registro da patente. Confira todos os detalhes!
Como vai funcionar o câmbio semiautomático da KTM?
A KTM, reconhecida fabricante austríaca de motocicletas, registrou uma patente no exterior para uma trava de caixa de câmbio que deve ser incorporada em sua próxima big trail semiautomática.
O sistema patenteado funciona como um freio de estacionamento, impedindo que a transmissão gire. Com o intuito de aprimorar o desempenho da motocicleta, o documento indica que o sistema deve ser integrado com uma embreagem centrífuga, permitindo que o motor seja automaticamente desacoplado da transmissão em baixas rotações.
Segundo a patente registrada, as seis marchas dentro da caixa são convencionais, mas devem ser engatadas com o auxílio de um “motor de mudança” elétrico, garantindo uma integração perfeita do câmbio de marchas com o gerenciamento do motor. Além disso, o sistema de mudança eletrônico possibilitará mudanças de marcha mais suaves possíveis, tornando a experiência de pilotagem mais suave e agradável.
Vale destacar que a KTM não é a primeira fabricante de motocicletas a investir nesse tipo de tecnologia. A italiana MVAgusta já oferece motos com uma embreagem centrífuga similar, combinada com um up/down quickshifter para dispensar o uso do manete da embreagem. No entanto, o sistema patenteado pela KTM é mais refinado e avançado do que aquele encontrado em modelos de motocicletas populares, como a Honda Biz.
Com essa patente registrada, a KTM reforça seu compromisso em desenvolver tecnologias inovadoras para o mercado de motocicletas, aprimorando a experiência do usuário e oferecendo um desempenho superior aos apaixonados por duas rodas.
Como funciona o câmbio semiautomático?
O câmbio semiautomático é uma tecnologia que oferece uma forma mais fácil e rápida de trocar de marchas em uma motocicleta. Ele utiliza um motor elétrico ou atuador hidráulico para engatar as marchas, eliminando a necessidade de o piloto utilizar o pedal de câmbio ou o manete da embreagem.
O funcionamento do câmbio semiautomático é relativamente simples. Quando o motociclista aciona o acelerador e atinge uma determinada faixa de rotação do motor, um sensor eletrônico detecta a mudança de marcha necessária e envia um sinal para o atuador. Em seguida, o atuador engata a marcha automaticamente, sem que o motociclista precise interromper a aceleração.
Benefícios para o condutor
Os benefícios do câmbio semiautomático para o motociclista são vários. Em primeiro lugar, ele permite que o piloto se concentre mais na pilotagem e menos na troca de marchas, o que pode melhorar a segurança e o conforto durante a condução. Além disso, o câmbio semiautomático oferece uma mudança de marchas mais suave e precisa, reduzindo o desgaste da embreagem e dos pneus.
Outra vantagem do câmbio semiautomático é que ele pode ajudar a melhorar a performance da motocicleta. Com as mudanças de marchas mais rápidas e precisas, o motorista pode manter a aceleração mais constante e reduzir o tempo de troca de marchas, o que pode levar a um melhor tempo de volta ou uma condução mais eficiente.
Por fim, o câmbio semiautomático pode ser especialmente útil em situações de trânsito pesado, onde o motociclista pode ficar cansado ou irritado com a constante troca de marchas. Com o câmbio semiautomático, é possível reduzir o estresse e a fadiga e tornar a condução mais agradável e segura.
Câmbio semiautomático poderá estar presente na linha KTM 1290
A KTM, renomada fabricante austríaca de motocicletas, não deixa dúvidas de que está investindo em tecnologia de ponta para aprimorar seus modelos. A patente registrada pela empresa revela que a novidade do câmbio semiautomático deve ser integrada ao motor de 1301cc LC8 V-twin, o que significa que a linha de modelos “1290” – como a 1290 Super Duke R, 1290 Adventure será aprimorada com essa inovação.
Com um motor potente que oferece até 180 cv de potência, a KTM deve lançar a moto semiautomática mais potente equipada com uma embreagem centrífuga e transmissão semiautomática. Além disso, a adição dessa tecnologia será um grande diferencial para a big trail KTM 1290 SuperAdventure, que recentemente chegou ao mercado brasileiro e compete diretamente com a Honda CRF 1100 Africa Twin – que já oferece a praticidade da opção de câmbio DCT.
Com essa novidade, a KTM demonstra seu compromisso em oferecer a seus clientes motocicletas com desempenho superior, conforto e tecnologia de ponta, mantendo-se sempre à frente de seus concorrentes. Espera-se que essa inovação aprimore significativamente a experiência de pilotagem, tornando-a mais suave, eficiente e agradável.
Você teria uma moto com câmbio semiautomático? Nos conte nos comentários!