Pilotar seguramente um veículo a motor é algo extremamente importante. Seja ao pilotar sua moto, carro ou mesmo caminhão, não se deve negligenciar a segurança de ninguém na estrada. Infelizmente, há momentos em que fatalidades acontecem independentemente de todo o cuidado tomado e, nas mais extremas ocasiões, isso pode nos levar a uma queda da nossa motocicleta. Neste artigo, como especialista em motos do site NovasMotos.com.br, falarei um pouco sobre o que fazer após cair da motocicleta na rua.
Primeiros Passos Após a Queda
O primeiro passo a tomar após uma queda de moto é avaliar a sua própria segurança. Se você estiver lesionado, é aconselhável “gritar” por um socorro médico ou pelo menos o auxílio de alguém por perto. Inclusive, em caso de algum ferimento, aconselha-se registrar os sintomas, bem como providenciar testemunhas que possam contar o que ocorreu.
Em seguida, caso haja a possibilidade de fazer, seria interessante colocar sua moto num lugar seguro. Se houver um acidente envolvendo outros veículos, é bom realizar uma fotografia e anotar informações como cor, modelo, placa e etc.
Análise de Danos ou Perdas
Após confirma-se que ninguém sofreu nenhuma lesão, é necessário avaliar os danos. Verifique a moto inteirinha se há qualquer outra falha ou dano além do inicial.
Outra medida importante é procurar pela seguradora caso não consiga mais se locomover com a motocicleta, ela enviará o guincho que levará a moto para uma oficina de confiança para avaliação inicial de danos e se há reparo ou perca total.
Registrando o Incidente
Caso a queda se deu por conta de um buraco na pista, ou algo que você crê que foi colocado intencionalmente na rua para causar acidentes é interessante elaborar um Boletim de Ocorrência e propor a notificação do responsável pelo incidente.
Também seria interessante verificar se há algum protocolo a ter por parte do departamento de trânsito, caso o responsável pelo incidente não envolve outros veículos. Neste caso, se houve alguma perda de patrimônio alheio como (como placas, semáforos ou qualquer outro dispositivo de proteção técnica), ou ainda alguma destruição de patrimônio público (como estátuas, postes, jardins etc), as medidas a serem tomadas serão convencionais ao caso.
Tenha as Precauções Necessárias
É extremamente importante manter-se atento a todos os passos a serem tomados após uma queda de moto. Sempre priorize a segurança, sempre tenha consigo um documento que comprove o estado da motocicleta e mantenha-se atualizado em relação às leis de trânsito e documentações exigidas para uso das vias. Sendo assim, é possível evitar transtornos desnecessários caso a fatalidade aconteça. Como especialista em motocicletas do site novasmotos.com.br, William Martins deseja que você siga com segurança a todo momento!