Conheça a e-Burgman: o modelo elétrico da Suzuki, que oferece desempenho silencioso e responsável com o meio ambiente, mantendo o estilo elegante e a praticidade que tornaram essa scooter famosa.
Conheça a e-Burgman
Recentemente, a fabricante japonesa Suzuki apresentou uma versão elétrica da famosa scooter Burgman, a e-Burgman. A novidade está sendo testada em Tóquio em uma experiência de uso para definir dois modelos de baterias portáteis.
Embora ainda não tenha uma data de lançamento oficial definida, a chegada da do modelo ao mercado não deve ser descartada em um futuro breve.
A e-Burgman, baseada no modelo 125 Street, ainda não é um produto final e a fabricante japonesa usará pelo menos oito unidades para entender o comportamento de potenciais clientes e sobretudo sobre o manuseio das baterias.
Essa iniciativa visa garantir que a Suzuki consiga oferecer a melhor experiência de uso aos consumidores e atender às suas necessidades.
Uma das novidades do modelo é que ele utiliza a bateria padronizada da Gachaco, uma joint venture que reúne a Honda, Yamaha, Kawasaki e a própria Suzuki.
Essa bateria, baseada na Honda Mobile Power Pack, tem como objetivo facilitar a vida dos proprietários ao permitir uma rede mais abrangente de troca.
Embora a e-Burgman ainda não esteja disponível para venda, a Suzuki já divulgou os dados técnicos do modelo.
Características da e-Burgman
A e-Burgman é uma scooter elétrica que apresenta dimensões compactas e é adequada para o uso urbano. Com um peso de 147 kg, altura do assento de 78 cm, comprimento de 182,5 cm, largura de 76,5 cm e altura total de 114 cm, é um veículo prático e fácil de manobrar.
Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, a e-Burgman apresenta um motor potente capaz de gerar até 4 kW e 18 Nm de torque, o que garante um excelente desempenho mesmo em terrenos íngremes ou em condições adversas.
A autonomia da bateria também é bastante satisfatória, permitindo percorrer até 44 km com uma única carga.
Suzuki ainda está em “fase de teste” com o modelo
A Suzuki está realizando um experimento de demonstração entre os meses de abril e junho na área de Jonan, que conta com uma estação de recarga da Gachaco.
Esse teste permitirá à empresa coletar dados necessários para o desenvolvimento de motocicletas elétricas que sejam adequadas para uso diário, como ir para o trabalho ou escola, fazer compras e outras atividades cotidianas.
De acordo com a empresa, esses dados serão fundamentais para o desenvolvimento de motocicletas elétricas no futuro, o que indica que a Suzuki está investindo em soluções de transporte mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.
Embora esse experimento seja uma iniciativa promissora, a Suzuki já está avançando com a e-Burgman, que está sendo testada em estradas na Índia. Isso sugere que o modelo elétrico pode estar mais próximo das lojas do que se imaginava anteriormente.
Podemos esperar o modelo nas ruas em breve?
A Suzuki já está se preparando para lançar a sua primeira scooter elétrica, a e-Burgman. E seu lançamento oficial está previsto para acontecer em 2024.
Acredita-se que este lançamento é parte dos esforços da empresa para atender à crescente demanda por soluções de transporte mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.
A e-Burgman foi projetada com tecnologia de ponta, e promete ser uma opção viável e prática para aqueles que buscam uma scooter elétrica de qualidade. Além disso, espera-se que esta nova adição à linha de produtos da Suzuki terá uma autonomia surpreendente, além de ser ágil e fácil de manusear em ambientes urbanos.
Além da Suzuki, a Honda também está planejando introduzir mais dois novos modelos de scooters elétricas em sua linha de produtos.
Essa iniciativa representa um esforço da Honda para se adaptar às necessidades dos consumidores que procuram opções mais limpas e eficientes para o transporte diário.
A partir dessa demanda crescente por soluções de transporte mais sustentáveis e com a constante evolução da tecnologia, as scooters elétricas têm um grande potencial de se tornarem uma opção popular para pessoas de todas as idades e estilos de vida.
E as maiores montadoras já estão mostrando que estão cada vez mais preparadas para o futuro!