Conheça a próxima minimoto da CFMOTO que chegou para concorrer diretamente com a Honda MSX 125 (Grom). Confira todos os detalhes!
Tudo sobre o lançamento da CFMOTO Papio XO-1
Desde que a CFMoto entrou no mercado dos Estados Unidos em 2021, sua minimoto Papio de um cilindro e 126 cc – uma rival direta da Honda Grom – tem sido uma parte fundamental de sua linha de produtos. Agora, uma segunda variação do modelo está chegando às lojas com as mesmas dimensões compactas, mas com um visual retro descolado que a destaca da concorrência.
A Papio XO-1 é uma nova variação da atual minimoto Papio da CFMoto, que já está disponível para venda nos EUA e Europa. Ao contrário da Papio original, que é uma versão compacta de uma moto naked moderna, a XO-1 apresenta um estilo inspirado nas motocicletas dos anos 80.
A única imagem divulgada até o momento mostra que a moto possui semicarenagem e faróis duplos, evocando um estilo clássico de motocicleta.
A Papio XO-1 é uma evolução da Papio básica, apresentando diversas melhorias em relação ao modelo original. A nova minimoto conta com uma forquilha invertida, guidão mais baixo e pousa-pés traseiros de alumínio fundido, além de um novo protetor de corrente, painéis e um tanque de combustível redesenhado. Para aprimorar ainda mais seu estilo retrô, a Papio XO-1 possui um painel de instrumentos LCD circular.
Detalhes sobre a CFMOTO Papio XO-1
Com estilo inspirado nas motos dos anos 80, a XO-1 apresenta uma carenagem com faróis duplos, que remete às motos clássicas do rali Dakar ou das antigas corridas de resistência Bol d’Or. A CFMoto está apostando na tendência atual de modelos retrô dos anos 80, como a Ducati DesertX, mas oferecendo uma opção mais acessível em uma motocicleta compacta e com um estilo único.
O quadro e o braço oscilante são peças que foram reaproveitadas do modelo anterior da marca, mas a suspensão dianteira da XO-1 é invertida, enquanto a Papio padrão tem um garfo telescópico convencional. O tema esportivo é mantido com guidões de encaixe muito mais baixos do que o design amplo e alto da Papio padrão, além dos pedais traseiros montados em suportes de alumínio fundido diferentes.
Os pedais do passageiro também são novos, e há um protetor de corrente diferente preso ao braço oscilante, com um suporte para segurar a placa e as luzes traseiras. Todas as peças de carroceria são novas, incluindo o tanque de combustível que se funde à carenagem e continua perfeitamente para a unidade do banco semelhante à de uma moto esportiva, que tem um assento de passageiro escalonado.
Até mesmo o escapamento é diferente, com um coletor que contorna o lado esquerdo e sai em um silenciador abaixo do assento. A bordo, o tema retrô continua com um único instrumento circular acima do suporte de guidão superior. É provável que seja um display LCD multifuncional, já que a Papio XO-1 adota uma abordagem neo-retro em seu design, combinando tecnologia moderna como luzes de LED com seu estilo tradicional.
Duas versões da moto foram aprovadas, uma com ABS e outra sem, mas caso contrário são idênticas. A CFMoto também apresentou pedidos de patentes relacionados à nova máquina, nos dando vistas de diferentes ângulos, incluindo a traseira, embora em forma de desenho esquemático em vez de fotografias. Eles mostram um bocal de combustível bem profundo colocado no topo do tanque, dando à impressão de uma moto de corrida antiga de resistência, e também revelam as luzes traseiras duplas e o escape único sob o assento. Apesar de todas as mudanças, não há alteração no peso da Papio padrão, que é o mesmo alegado 251 libras.
Preço da Papio XO-1
A expectativa é que a CFMoto adote uma estratégia de preços agressiva para a versão XO-1 da Papio, o que poderia fazê-la ser mais barata do que a Honda Grom, uma forte concorrente no mercado.
Além disso, é possível que a CFMoto esteja pensando em lançar uma versão elétrica da moto, já que apresentou a Papio Nova, alimentada por bateria, no final do ano passado.
Curiosidade sobre o nome Papio
Você sabia que o nome “Papio” não foi escolhido aleatoriamente para a nova moto da CFMoto? Na verdade, ele se refere ao nome científico do gênero de macaco em que os babuínos se encaixam.
E essa escolha faz todo sentido, afinal a Papio XO-1 é uma versão moderna e turbinada do clássico Honda Monkey. Interessante, não é mesmo?!
Chegada da Papio XO-1 no Brasil
Embora ainda não haja informações sobre a chegada da Papio XO-1 no Brasil, certamente será um lançamento aguardado pelos entusiastas de motos. Fique ligado aqui no NovasMotos para ver as últimas notícias e atualizações sobre este e outros lançamentos no mundo das motos!