Pensando em adquirir uma XTZ 250 Lander? A decisão de comprar uma motocicleta envolve diversos fatores, desde o custo de aquisição até a experiência de pilotagem.
A Yamaha Lander 250, uma das trails mais populares do mercado brasileiro, traz consigo uma ficha técnica interessante, mas como todo veículo, possui seus altos e baixos. Vamos desbravar os prós e contras deste modelo para te ajudar a entender se vale a pena para você.
Cinco pontos positivos da Lander 250
1. Eficiência Urbana: Eis o ponto alto da Lander: a eficiência no consumo urbano. Imagine percorrer cerca de 35 km com apenas um litro de gasolina. Para o dia a dia na cidade, isso se traduz em economia e autonomia, permitindo que pilotos e seus passageiros desfrutem da rotina sem preocupações constantes com o próximo abastecimento.
2. Motor Robusto: O coração da Lander 250 bate forte sem pedir muita manutenção em retorno. É um motor de confiança, que não vai te deixar na mão, desde que mantido com as revisões em dia.
3. Conforto Acentuado: Nada como uma sela que acolhe! O assento mais largo e em dois níveis é um convite à pilotagem confortável, seja você o piloto ou o carona. Viagens mais longas não serão um tormento para o seu corpo.
4. Tanque Espaçoso: Com mais de 13 litros de capacidade, o tanque garante uma autonomia respeitável, alcançando em torno de 400 km. A tampa embutida é um charme a mais, que evita desperdícios e confere um visual limpo à moto.
5. Visibilidade em LED: A segurança vem em forma de luz. Farol e lanterna traseira em LED não só embelezam a moto como garantem que você será visto com mais facilidade na estrada, um plus inegável para a segurança noturna.
Cinco pontos negativos da Lander 250
1. Apetite na Estrada: Se na cidade a Lander é uma econômica aventureira, na estrada ela mostra mais apetite. A média de 22 km/l pode não ser a mais atrativa para quem planeja longas viagens.
2. ABS Parcial: O ABS na roda dianteira é um começo, mas para uma trail que trafega por cenários urbanos e rurais, a ausência do sistema na roda traseira é uma oportunidade de melhoria.
3. Painel Simples: No quesito informação, o painel poderia passar por uma modernização. A facilidade de leitura não é a melhor, e uma iluminação em LCD cairia bem.
4. Quinta Marcha Solitária: A ausência de uma sexta marcha é sentida. Em velocidades mais altas, essa adição seria bem-vinda para uma pilotagem mais refinada e talvez até mais econômica.
5. Peso das Rodas: Aro de ferro é sinônimo de resistência, mas alguns prefeririam o alumínio para aliviar o peso total. Uma questão que a Yamaha poderia considerar para futuras versões.
Leia também:
- Yamaha Lander 250 está bombando nas vendas e impressiona!
- Yamaha XTZ 250 Lander e Honda XRE 190: qual é a melhor moto?
- XRE e Lander vão perder para a nova GT250?
Conclusão: a XTZ 250 Lander vale a pena?
Com um preço inicial de R$22.290,00 no Brasil, a Lander 250 se coloca como uma opção de valor atraente para quem busca uma trail confiável e confortável para o dia a dia, sem abrir mão de escapadas mais aventureiras. O equilíbrio entre qualidade e custo parece inclinar a balança a favor da Yamaha. Mas como em toda escolha, depende do que você valoriza mais.
Ao ponderar sua decisão, considere como você planeja usar a moto: se o seu trajeto é mais urbano e você valoriza a economia e o conforto, a Lander 250 pode ser a companheira ideal. Por outro lado, se aventuras frequentes em estradas fazem parte do seu planejamento, talvez valha a pena pesquisar um pouco mais.
A Lander 250 é um retrato da Yamaha confiável, prática e pronta para a aventura.
Mas lembre-se, sua decisão deve passar pelo filtro das suas necessidades e desejos. Escute o que outros proprietários têm a dizer, faça um test drive e sinta a moto em ação. Seu coração e sua razão devem concordar na hora de dizer sim para essa companheira de duas rodas!
Fonte do Artigo: Yamaha Motos