Uma verdadeira raridade de 115 anos de idade foi encontrada, estamos falando de uma das primeiras motos da Harley-Davidson. Confira todos os detalhes da moto que será vendida por uma pequena fortuna!
Harley-Davidson Strap Tank foi vendida por 935 mil dólares
No último dia 11 de fevereiro aconteceu um leilão nos Estados Unidos promovido pela Mecum. E foi nele que uma Harley-Davidson Strap Tank, produzida em 1908, foi leiloada.
Não é a primeira vez que modelos antigos e raros da Harley sejam arrematados e vendidos por um bom valor, entanto, desta vez estamos falando de um verdadeiro recorde, pois a moto de 1908 foi além de a moto mais cara já vendida em leilão, também se tonou a moto mais valiosa da história, tendo sido vendida por 935.000 dólares, quase 5 milhões de reais.
O leilão anunciou que a moto é “o primeiro da raça, e o primeiro modelo Harley-Davidson que se encontrará, já que os protótipos que o precederam já se foram há muito tempo”.
Em 1905, a Harley-Davidson começou a fabricar motocicletas em um pequeno galpão de madeira. No ano seguinte, a empresa se mudou para uma fábrica e, em 1908, produziu 450 motocicletas.
A Strap Tank é uma das 450 unidades que foram produzidas pela Harley em 1908, só 5 anos depois do início das suas atividades, porém acredita-se que apenas uma dúzia delas tenham sobrevivido até hoje, mas provavelmente não estariam em condições tão boas quanto a do modelo que foi vendido no leilão.
As motos produzidas no início da marca são altamente valorizadas pela sua raridade. A venda da Strap Tank superou até mesmo a unidade da moto de produção mais antiga da história, que foi vendida recentemente por aproximadamente 1 milhão de reais.
Produção da Harley-Davidson de 1908
A moto em questão é realmente um exemplar extremamente raro, pois trata-se do modelo original, o primeiro a sair da fábrica de William S. Harley e Arthur Davidson. Este é um dos mais antigos exemplares sobreviventes, o que o torna ainda mais valioso.
Em 1901, os dois sócios iniciaram o desenvolvimento do seu primeiro motor e em setembro de 1904, um dos seus protótipos com 405cc (24.74 CI) completou a sua primeira corrida, terminando em quarto lugar. No entanto, foi somente em 1905 que as primeiras unidades de produção em série saíram da pequena e modesta fábrica da Harley-Davidson, com apenas 5 motos produzidas naquele ano, tendo uma cilindrada de 440cc (26,84 CI) capaz de gerar uma potência de 4 cv.
Em 1906, a fábrica se mudou para novas instalações na Juneau Avenue (à época denominada Chestnut Street) em Milwaukee, onde ainda hoje se encontra a sede da Harley-Davidson. Naquele ano, a produção subiu para 50 unidades e aumentou ainda mais em 1907, chegando a 150 unidades, para finalmente atingir as 450 unidades em 1908.
A Harley ganhou notoriedade e fama graças à maior potência, robustez e fiabilidade de seus modelos, em comparação com as suas concorrentes da época. Estes primeiros modelos eram conhecidos como “Strap Tank” (tanque de cinta) devido às duas fitas niqueladas que prendiam o depósito de combustível a um quadro de bicicleta reforçado.
Além disso, a moto em questão é conhecida como “Silent Grey Fellow” (Silencioso Companheiro Cinzento), graças à sua cor cinzenta, pneus de borracha branca e funcionamento regular e discreto, resultado de uma engenharia bem-sucedida.
Strap Tank de 1908 foi encontrada em um celeiro
Segundo a história do exemplar, ele foi descoberto por David Uihlein em 1941 em um celeiro nos arredores de Milwaukee e permaneceu em Wisconsin por 66 anos antes de ser restaurado por Paul Freehill de Indiana devido ao desgaste causado pelo tempo.
Os leiloeiros observaram que a moto em questão, que tinha o tanque, as rodas, a polia da correia do motor, a tampa do assento e a manga do silenciador originais e havia sido restaurada habilidosamente, era excepcionalmente rara.
O tanque da moto apresenta linhas vermelhas elegantes que se estendem até o quadro. A casa de leilão informou que o compartimento central ainda é original. Com 115 anos de idade, a moto tem um estilo semelhante ao de uma bicicleta em certos aspectos, como no guidão, assento e pneus. Além disso, ela apresenta um sistema interessante de polias que transmite a força do motor para a roda traseira.
E aí, curtiu a história dessa relíquia? Teria coragem de pagar tão caro para ter uma das primeiras motos de uma marca que fez história? Nos conte nos comentários!
Não se esqueça de continuar acompanhando o NovasMotos para ficar por dentro de tudo que rola no mundo sobre duas rodas!