A MV Agusta é uma marca que há muito tempo é reconhecida por suas motos naked e esportivas, mas em 2021, surpreendeu o mercado ao revelar um projeto ambicioso: duas motos trail, a Lucky Explorer 9.5 e a Lucky Explorer 5.5.
Essas máquinas foram um salto ousado e inédito para a marca italiana, trazendo de volta memórias dos tempos áureos da marca subsidiária Cagiva e do icônico rali Paris-Dakar.
No entanto, a aventura para uma delas parece ter chegado ao fim de maneira abrupta. Vamos entender melhor essa reviravolta.
O sonho da aventureira MV Agusta 5.5
Em um movimento surpreendente, a MV Agusta decidiu explorar territórios desconhecidos, saindo de sua zona de conforto de motos naked e esportivas. No Salão de Milão EICMA de 2021, a marca apresentou ao mundo dois projetos que capturaram a atenção de entusiastas de motocicletas em todo o mundo: a Lucky Explorer 9.5 e a Lucky Explorer 5.5.
No entanto, após anos de expectativa, o projeto da Lucky Explorer 5.5 encontra-se em estado de hibernação. O CEO da MV Agusta, Timur Sardarov, revelou que a marca está avaliando cuidadosamente as condições de mercado para essa moto dentro da rede de vendas da KTM.
A influência da KTM na MV Agusta
Aqui, uma peça importante do quebra-cabeça se encaixa. Em novembro, o grupo que detém a KTM adquiriu 25,1% do capital da MV Agusta. Com essa participação significativa, a KTM não está apenas interessada na cadeia de suprimentos e distribuição, mas também nas estratégias de desenvolvimento de produtos.
Isso significa que a KTM está tomando um papel ativo na gestão das vendas e redes da MV Agusta em diversos países. E, nesse novo capítulo, a nova sócia proprietária decidiu adiar indefinidamente o projeto da Lucky Explorer 5.5.
Uma esperança sobrevive: Lucky Explorer 9.5
Enquanto a Lucky Explorer 5.5 parece destinada a nunca sair do papel, há uma centelha de esperança para os fãs de aventura. Segundo o CEO da MV Agusta, o projeto da irmã maior, a Lucky Explorer 9.5, está pronto e seguindo em frente.
A grande diferença aqui está no coração da moto. A Lucky Explorer 9.5 será impulsionada por um motor três em linha, uma escolha que a distingue da moto gêmea de 890cc da KTM.
Detalhes da Lucky Explorer 5.5 cancelada
A Lucky Explorer 5.5, que causou sensação com seu design arrojado em 2021, prometia um motor de 2 cilindros e 47 cv, iluminação full LED, rodas raiadas, pneus sem câmara, suspensões KYB ajustáveis, um painel TFT moderno, conectividade avançada e autonomia para viagens longas.
Além disso, é importante ressaltar que a MV Agusta manterá sua independência em termos de tecnologia. A marca continuará a trilhar seu próprio caminho em design e engenharia, sem compartilhar plataformas com a KTM, conforme afirmou Saradarov.
O contexto das parcerias
Vale mencionar que a agora cancelada Lucky Explorer 5.5 era fruto de uma colaboração com a chinesa QJ Motor. Por outro lado, a menor das aventureiras, a Lucky Explorer, tinha sua base mecânica na italiana Benelli TRK502, que é propriedade da QJ. Já a Lucky Explorer 9.5 está pronta para entrar em produção em outubro de 2023, com previsão de chegada às lojas como modelo 2024.
Em resumo, enquanto a MV Agusta parece ter encerrado a jornada da Lucky Explorer 5.5 antes mesmo de começar, a marca continua sua busca por novas aventuras com a Lucky Explorer 9.5. O futuro reserva surpresas para os apaixonados por motos MV Agusta, mas por ora, a estrada da 5.5 permanece inexplorada.
Leia também:
- MV Agusta lança novos modelos que já enfrentam ameaças
- Mv Agusta Brutale 1090 RR ABS 2023: Preço, Ficha Técnica, Fotos
- Mv Agusta F4 RR ABS 2023: Preço, Ficha Técnica, Fotos