A Royal Enfield recentemente divulgou nas redes sociais imagens e vídeos reveladores da sua nova Himalayan. A apresentação oficial dessa nova geração da moto trail está marcada para novembro, durante o prestigiado Salão de Motos de Milão, na Itália.
Embora a Royal Enfield ainda não tenha soltado os detalhes técnicos oficiais, dá pra ter uma ideia das novidades da nova Himalayan pelas fotos que vazaram.
Como muita gente já desconfiava, parece que ela vai ter refrigeração líquida e o motor dever ser mesmo um 450cc. Outra coisa legal é a suspensão invertida na frente, dando um ar mais premium.
Olhando para a nova Himalayan 450 (ou 452, como alguns jornais da Índia estão dizendo), ela está com um visual mais moderno e arredondado. A moto continua com o para-lama pontudo e vem com um para-brisa, só que agora ele é menor e mais discreto.
O tanque de combustível parece ser maior e tem umas barras de proteção laterais, que já são usadas na atual Himalayan 411. Mas o que chama a atenção mesmo é o painel: pelas fotos, dá pra ver que ele é redondo, todo digital e parece que vai poder se conectar com smartphones.
Agora, falando da parte mecânica, o motor é a grande novidade. Ele continua com um cilindro só, mas agora tem mais capacidade e um sistema de refrigeração a líquido. Pelo que se fala, a capacidade do motor deve ser de uns 450 cc.
Alguns blogs e sites da Índia estão comentando que ele pode ter 452 cm³ e uns 40 cv de potência, o que colocaria a nova Himalayan 450 num nível bem interessante, competindo com motos como a Bajaj Dominar 400 e a KT 390 Adventure.
Peso e consumo da Himalayan 450
Quando o assunto é peso e consumo, a nova Himalayan 450 tá bem parecida com a versão anterior de 411cc. Ela pesa praticamente a mesma coisa – 198kg prontinha pra rodar, só 1kg a mais que a 411. Mas como o motor é mais potente, a relação peso-potência melhorou.
E parece que o consumo vai continuar econômico. Segundo dados da Royal Enfield, a 450 faz uma média de 28,1 km por litro de combustível. Com o tanque de 17 litros, dá pra rodar teoricamente uns 477km antes de precisar reabastecer. Já a 411 fazia uns 27km/l, mas o tanque era menor, cabiam só 15,5 litros. Então a autonomia ficava na faixa dos 400km.
Dá pra ver que a nova Himalayan 450 realmente evoluiu bastante em relação à versão anterior. Além do motor mais potente, ela ganhou acelerador eletrônico, embreagem assistida, iluminação full LED e até dois modos de pilotagem – Econômico e Performance. E o ABS segue presente nas duas rodas, com opção de desligar o sistema só na traseira.
Quando chega a nova Himalayan no Brasil?
A galera anda falando muito sobre a chegada da nova Himalayan 450 por aqui. Segundo a Royal Enfield, o lançamento oficial vai rolar dia 7 de novembro, coincidindo com a abertura do EICMA, aquela feira gigante de motos em Milão. Mas pelo visto a trail já tá rodando antes mesmo do lançamento, porque têm uns vídeos e fotos dela circulando na internet.
É difícil cravar uma data exata de quando a gente vai poder ver a nova Himalayan nas lojas brasileiras. Como ela só vai ser lançada globalmente no final desse ano, provavelmente os indianos vão receber primeiro. Seguindo o roteiro de outros lançamentos, tipo a Hunter 350, chuto que por aqui a gente vai poder comprar uma só lá pra final de 2024 ou comecinho de 2025.
A Royal Enfield Brasil ainda não soltou nenhum comunicado oficial sobre o assunto. Então, tudo que tá rolando por aí em vídeos é só especulação mesmo. Mas assim que rolar alguma novidade das fontes oficiais, vamos compartilhar aqui com vocês.